segunda-feira, 26 de junho de 2017

Boulevard Olímpico



O Boulevard Olímpico é a orla que se estende desde a Zona Portuária até a Região da Praça XV no centro histórico do Rio de Janeiro. Foi criada a partir de um grande projeto que visava à revitalização da área para os Jogos Olímpicos do ano de 2016. O projeto controverso de nome Porto Maravilha abriu vias, derrubou algumas construções e demoliu o Elevado da Perimetral.
Durante o período olímpico a região recebeu eventos que reuniram muitas pessoas. Com o fim dos jogos a região se tornou ociosa com exceção da Praça Mauá, onde se encontram o Museu de Arte do Rio e o controverso Museu do Amanhã.
Ao longo do Boulevard Olímpico antigas construções foram reformadas e novas atrações surgiram como o Aqua Rio. Porém grande parte da área continua sem uso. Outro fato é que a região tem um gabarito que não permite edificações altas, mas alguns prédios já começam a surgir. Infelizmente a realidade é que este projeto visava beneficiar apenas as construtoras envolvidas nas obras, pois de legado para a cidade pouco ficou restando apenas uma grande dívida.
O ponto alto do Boulevard Olímpico é um painel de grafite do artista Eduardo Cobra. O mural com o nome “etnias” retrata rostos de indígenas de cinco continentes. A arte entrou para o Guiness Book como o maior grafite do mundo. Com 15 metros de altura e 170 metros de comprimento o mural se tornou um novo ponto turístico do centro da cidade.











Vídeo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares