segunda-feira, 29 de maio de 2017

Museu do Amanhã



O Museu do Amanhã ocupa a área do Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o museu tem o objetivo de ser um espaço de debate trazendo questionamentos relativos a uma vida mais sustentável.
A construção tem uma forma peculiar que parece flutuar sobre a Baía de Guanabara. Em seu entorno um grande jardim com flora nativa completam o novo cenário da Praça Mauá. Porém existem muitas contradições nesse projeto, a começar pelo custo elevado. Segundo alguns, jornais este custo chegou perto dos trezentos milhões de reais. Outro fato curioso é o arquiteto que projetou o museu. Calatrava é famoso por estourar orçamentos em suas obras sendo inclusive, processado por superfaturamento na Itália (processo esse em que foi absolvido). Além disso, a Ópera de Valência, também de autoria do arquiteto, foi interditada depois de um pedaço do teto cair.
Com a crise que se acentua cada vez mais, principalmente no estado do Rio de Janeiro, é de se estranhar tal projeto, já que várias instituições históricas passam por grandes dificuldades, chegando quase a fechar as portas.
O museu funciona de terça a domingo, e tem entrada gratuita toda terça-feira. Oferece exposições fixas e itinerantes. Conta ainda com um restaurante aberto recentemente em sua área externa.











Vídeo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares