quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Cine Odeon

O Cine Odeon foi construído em 1932, época áurea do cinema brasileiro. Fica situado na Cinelândia, região que na época era famosa por reunir a maior quantidade de cinemas, daí nasceu o apelido famoso da Praça Floriano.


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Palácio Pedro Ernesto

O Palácio Pedro Ernesto foi construído no final do Século XIX para abrigar uma escola. Posteriormente passou a funcionar como Conselho Municipal e depois Câmara Municipal, função que permanece até hoje. O edifício fica na Cinelândia, praça cercada por importantes ícones históricos.



segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Theatro Municipal

O imponente Theatro Municipal, localizado na Cinelândia, Centro da cidade, impressiona por sua beleza. Reformado há poucos anos, o prédio foi inspirado no Opera Garnier de Paris. Foi construído no início do Século XX, época em que a cidade passava por grandes transformações estruturais inspiradas na capital francesa. O Theatro Municipal oferece visitas guiadas de terça-feira à sexta-feira e também em sábados e feriados.

Site: http://www.theatromunicipal.rj.gov.br



domingo, 23 de fevereiro de 2014

Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional inaugurada em 1910, é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo. O edifício que abriga a maior biblioteca da América Latina apresenta estilo arquitetônico eclético, comum em várias construções do início do Século XX no Centro do Rio.



sábado, 22 de fevereiro de 2014

Cinelândia

A Cinelândia é uma praça localizada na região central carioca. Seu nome oficial é Praça Marechal Floriano, o apelido famoso se deu na época dos grandes cinemas que dominavam a região. Alguns empresários tinham a ideia de transformá-la numa espécie de “Brodway” brasileira. Hoje em dia a praça chama atenção pelo número de construções históricas em seu entorno. Além disso o espaço tem sido como palco de protestos, no ano de 2013 uma manifestação chegou a reunir milhares de pessoas que caminharam pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia.





sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Clube Naval

A sede social do Clube Naval fica na Avenida Rio Branco, umas das principais vias do Centro da cidade. O edifício foi construído em 1910, época em que foi aberta a então Avenida Central (posteriormente passou a se chamar Avenida Rio Branco). O prédio é um dos remanescentes do início do Século XX, e se encontra bem conservado.


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Centro Cultural dos Correios

Inaugurado em 1993, o Centro Cultural dos Correios é uma excelente opção cultural no Centro da cidade. Conta com sala de exposições, teatro, galerias de arte e um bistrô. A entrada é gratuita.



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Convento do Carmo

O Convento do Carmo é uma construção secular que serviu de residência para a rainha Dona Maria I, quando a corte portuguesa se mudou para o Brasil. Dentro do prédio foi erguida uma torre de vidro, porém sua fachada foi preservada.



terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé foi construída por volta do Século XVIII. A igreja que até o ano de 1976 teve a função de Catedral Metropolitana, fica na Praça XV, Centro Histórico.




segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Travessa do Comércio

A Travessa do Comércio fica na região da Praça XV, Centro do Rio de Janeiro. A travessa teve seus antigos edifícios reformados e atualmente funcionam como restaurantes. Um desses sobrados foi residência da cantora Carmen Miranda.



domingo, 16 de fevereiro de 2014

Arco do Telles

O Arco do Telles foi o que sobrou do antigo palacete dos Teles que teve grande parte destruída num incêndio no final do Século XVIII. O arco liga a Praça XV à Travessa do Comércio.






sábado, 15 de fevereiro de 2014

Paço Imperial

Construído no Século XVIII, o Paço Imperial foi à primeira residência da família real. O prédio histórico fica na Praça XV, um dos principais pontos do Centro Histórico da cidade. Hoje tem a função de centro cultural e está aberto a visitação.



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Praça XV

A Praça XV, situada no Centro Histórico do Rio de Janeiro, reúne diversos pontos de grande importância histórica. Aos amantes de história a praça é um prato cheio: igrejas, centros culturais, edifícios seculares e muita sombra. Porém é bom ter cuidado, pois o local tem incidência de assaltos em alguns horários.







quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Lagoa Rodrigo de Freitas

A Lagoa Rodrigo de Freitas fica na Zona Sul da cidade, sendo um dos principais pontos turísticos. Em seu entorno existe uma infinidade de opções de lazer: quadras poliesportivas, ciclovia, pistas de skate e muita sombra de onde é possível apreciar a beleza da paisagem.











quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Cachoeiras do Horto

O Horto é uma localidade que fica no alto do bairro do Jardim Botânico, Zona Sul. Próximo à área existem várias cachoeiras que ficam lotadas no verão. Porém para chegar até a trilha é necessária uma caminhada de em média uma hora, pois o ônibus para longe da entrada da trilha.











Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares