quarta-feira, 17 de julho de 2013

Rocinha


As favelas cariocas surgiram com a modernização do Centro da cidade no início do Século XX. Por conta de obras de abertura de novas avenidas, os moradores perderam suas casas. Alguns deles receberam novas moradias, porém distantes da região central. Com a necessidade de morar perto do trabalho, buscaram se fixar nos morros ainda desabitados, localizados na região central da cidade.
Na Rocinha, zona sul, as primeiras residências surgiram por volta dos anos de 1920 e 1930. Nesta época existiam pequenas roças, já que a região tinha um perfil rural. Reza a lenda que a origem do seu nome veio dessas roças que produziam produtos para serem comercializados na Feira da Gávea. Quando eram questionados quanto à origem dos produtos, os comerciantes diziam que eram oriundos de umas rocinhas do alto da Gávea. Daí com o tempo o nome Rocinha se popularizou. Seu crescimento se intensificou com a abertura do Túnel Zuzu Angel (antigo Dois Irmãos), o que possibilitou um acesso mais rápido aos demais bairros da Zona Sul. Antes disso o acesso era realizado através da Estrada da Gávea, via que corta a Rocinha.


Em sua história encontramos muitas lutas dos moradores, buscando melhores serviços como, água, luz, pavimentação de ruas entre tantas reivindicações. A passarela que existia antes das obras do PAC (Programa de aceleração do Crescimento) era uma conquista da Rocinha, pois antes moradores se arriscavam entre os carros para atravessar as pistas da Auto Estrada Lagoa-Barra.















Um comentário:

  1. A Comunidade da Rocinha, uma das maiores da Cidade do Rio de Janeiro (só rivalizando em tamanho com a Comunidade da Maré), e de toda a América Latina, promove turismo local aos pontos mais pitorescos e belos nela existentes. Através de guias locais, moradores da própria comunidade.
    Procure se informar sobre essa inusitada e interessante visitação.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares